quinta-feira, 23 de abril de 2009

OS NÚMEROS DE UM CAMPEONATO...

Esta época, o Nespereira FC encontrou uma nova maneira de pensar e de gerir, a que não estava habituado até aqui. Até aqui, o Nespereira sempre viu líderes mais velhos e conservadores na gestão do Clube, encontrando nesta temporada, uma Direcção nova, renovada e muito sofisticada em outras considerações, mas naturalmente, muito inexperiente no campo da gestão desportiva, o que não lhes retira o mérito da coragem da aceitação de um desafio, que até a altura da eleição desta Direcção liderada por Jorge Ramalho, ninguém teve a coragem de assumir.
A infelicidade dos fracos resultados desportivos, não rotula o Corpo Directivo, neste caso, de serem fracos gestores desportivos.
Em minha opinião, um conjunto de situações no interior do próprio plantel, assim como a natural inexperiência do treinador, que encarou pela primeira vez, a função de treinador, não ajudaram a motivação do próprio plantel. A própria exigência e mentalidade crítica dos adeptos e sócios, também não ajudaram, em algumas ocasiões criando mesmo, situações de muito mal-estar no seio da família do "Nispra".
Relativamente aos Corpos Directivos, realce para a sempre-presente figura do presidente, Jorge Ramalho; da incansavel secretária Ana Sofia Teles; do retorno de Cláudio Oliveira, Pedro Soares, Nuno Fonseca e Pedro Semblano ao Nespereira FC, em funções directivas.
Este foi um ano de apalpamento de terreno, desta nova equipa directiva, que com altos e baixos habituais, lá levaram o seu objectivo principal a bom termo: a manutenção- embora discorde, devido á qualidade do plantel que Nespereira tem, porque acho que podemos ambicionar um pouquinho mais! E também, não ser meramente um clube de jogadores "semi-profissionais" de futebol amador, mas sim um clube de amigos que se juntaram para treinar e nos domingos invernosos que se fizeram sentir, nesta época, para fazerem o melhor possível, que disso não ponho sequer em questão o "profissionalismo amador" e o amor que cada um dos jogadores e directores que envergaram a camisola deste Clube teem relativamente ao Nespereira FC.
Agora, relativamente às equipas adversárias que o Nespereira encontrou...
AC.FORNELOS (4)- Apesar de ser uma equipa quase exclusivamente "contratada", o Académico demonstrou ter uma equipa muito boa tecnicamente, embora o seu fraco se encontrasse na defesa. Realce para Miguel, que, sem dúvida, demonstrou ser o melhor do plantel académico. Perdeu no Olival, no melhor jogo do Nespereira esta época, por 2-1, ganhando no Cruzeiro por resultado igual.
CARVALHAIS (3)- "Campeões" da Série, mas não convenceram muito contra o Nespereira. Demonstraram muita força e poderio na primeira volta, em casa, mas na segunda volta, ganharam por culpa de erros defensivos nossos, e do mestrado dos jogadores do Carvalhais em "Imitação em Mergulhos do Ronaldo". Para esquecer ficou a situação da segunda parte, no jogo da segunda volta, em que um jogador suplente do Carvalhais agrediu um adepto, em pleno jogo a decorrer.
FERREIRA DE AVES (2)- Talvez foi a desilusão do Campeonato! Prometia ser um forte candidato à subida, com a contratação do ex-treinador do Sernancelhe, Joca Fausto, e de muitos jogadores potenciais, mas acabando por perder muitos pontos incriveis. Contra o Nespereira foi beneficiado pela tarde infeliz-para nós- do "capitão" Nuno Cardoso, que marcou dois autogolos, e em casa, nas últimas três épocas demonstrou muita fragilidade, apesar de vencer.
ARGUEDEIRA (3)- A típica equipa, em casa, é terrível e dificil de se vencer. Fora, é muito frágil, e mesmo muito fácil de se vencer. Mas é uma equipa bastante simpática até.
VILAMAIORENSE (3)- Com o maior jogador-em altura!- do Campeonato, o Vilamaiorense, mostrava-se mais ou menos como o Arguedeira, dificil em casa, fácil fora, apesar de conter um dos maiores campos, o que permitiu ao Nespereira estar em vantagem ao intervalo, lá em Vila Maior.
OLIVEIRA DO DOURO (2)-Também prometia muito no ínicio da época, mas foi outra desilusão. Muitos jogadores "buscados" ao Resende, um à Nespereira, outro a Ferreira de Aves, e acabaram por lutar para fugir à descida. Este ano, não foi feliz com o Nespereira, encontrando o caminho da derrota por ambas as vezes que jogou.
VOUZELENSES (4)- Outra equipa que não se compreende muito bem como está nesta série. Muito diferente a jogar, foi superior sempre ao Nespereira, apesar de na segunda volta, no Olival, ter tido a ajuda do árbitro, mas não tem culpa do sucedido.
SEZURENSE (3)- A tipica equipa que se safa sempre na última jornada. Quando todos pensavam que estava condenada à despromoção, conseguiu se salvar . Na primeira volta, em Sezures não foi muito feliz, perdendo com o Nespereira, mas na segunda volta, no Olival, a ser mais perspicaz e conquistando uma vitória essencial para o "levantamento" do Sezurense.
CEIREIROS (2)- Equipa muito fraquinha, sem grandes alicerces, mas com muitos bons nomes conhecidos do futebol viseense. Empatou no Olival,3-3, começando a "era negra" do Nespereira com esse empate,empatando também 2-2 em Beselga.
ALVITE (5)- É um "espelho" do tipo de grupo que o Nespereira é. Há alguns anos atrás, era a equipa que todos consideravam, apenas lutavam pela manutenção. Este ano, com uma equipa formada na casa, sem grandes orçamentos, ainda está na luta da subida de divisão, retirando os "candidatos" naturais Ferreira de Aves e Fornelos para canto. Apresentou um futebol eficaz e inteligente, rápido e humilde, mas corajoso e audaz, conseguindo acabar o campeonato com os mesmos pontos do Carvalhais.
O Nespereira ainda conseguiu vencer na Taça o Vila Chã de Sá, de Viseu, aqui, em Nespereira, perdendo depois em casa contra o Tarouquense, que veio vencer por 2-1, o Nespereira,ditando assim a eliminação do Nespereira da Taça Sócios de Mérito.
A análise do desempenho dos jogadores foi feito por Bruno Monteiro, mediante as estatisticas do treinador André.
Jorge Ramalho (4)- 22 jogos/37 golos sofridos/ 1800 m jogados/4 amarelos/1 vermelho
Presidente e Guarda-redes do clube. Desdobrou-se em mil e uma funções, sempre em prol do clube. Foi dos jogadores mais regulares durante toda a época.

Ricardo – 3 – 2 jogos/ 2 golos sofridos/180 m jogados/0 amarelos/0 vermelho
Chegou já no decorrer da época. Nos dois jogos que foi chamado a defender a baliza cumpriu.

Nuno Cardoso – 3 – 22 jogos/ 7 marcados/1980 m jogados/7 amarelos/0 vermelho
Não foi uma época ao seu melhor nível, mas mesmo assim conseguiu um dos melhores marcadores da equipa.

Vítor Pereira (Vilarinho) – 2 – 21 jogos/0 marcados/1875 m jogados/ 6 amarelos/0 amarelos
Fez talvez das suas piores épocas ao serviço do Nespereira. Por ser um dos centrais titulares e termos sido a pior defesa do campeonato, leva esta nota, que apenas reflecte o que se passou nesta época, e não o real valor do jogador.

Márcio Botelho – 2 – 21 jogos/0 golos/1750 m jogados/9 amarelos/1 vermelho
Tal como o Vilarinho, fez a sua pior época ao serviço do Nespereira, comprometendo mesmo a equipa em alguns jogos.

Rui Teles – 3 – 15 jogos/2 golos marcados/1030 m jogados/2 amarelos/0 vermelhos
Na primeira metade do campeonato, quando era titular da equipa, conseguiu ser dos jogadores mais regulares. Depois teve o azar de se lesionar e as oportunidades na equipa já não foram tantas.

Pedro Cardoso – 3 – 10 jogos/0 golos marcados/695 m jogados/2 amarelos/0 vermelho
Teve o mérito de ganhar o lugar a Rui Teles, quando este se lesionou. Para quem já não jogava há alguns anos, cumpriu bem o seu papel.

Tiago Fonseca – 4 – 1 jogo/0 golos marcados/70 m jogados/ 0 amarelos/0 vermelhos
Nunca falhou com o clube durante toda a época e apesar de ter jogado muito pouco, no único jogo que foi chamado cumpriu perfeitamente o que lhe foi pedido.

Carlos (Pirica) – 4 – 3 jogos/ 0 golos marcados/20 m jogados/0 amarelos/0 vermelhos
Esteve mais de metade da época lesionado, mas mesmo assim nunca deixou de cumprir as suas obrigações para com o clube. Tal como Fonseca também jogou muito pouco.

Bruno Monteiro – 2 – 1 jogo/0 golos marcados/10 m jogados/0 amarelos/0 vermelhos
Apesar de ter cumprido todos os treinos da época, sinto que nunca cheguei a fazer parte deste plantel pois praticamente nem joguei durante toda a época.

Sérgio Silva – 3 – 21 jogos/ 1 golo marcado/1830 m jogados/4 amarelos/0 vermelho
Não conseguiu ser o Sérgio influente no meio campo do Nespereira, como já foi em anos anteriores. Apesar disso acabou por ser dos jogadores que cumpriu minimamente o que lhe era pedido em todos os jogos que participou.

Paulo Monteiro – 3 – 10 jogos/1 golo marcado/900 m jogados/ 2 amarelos/0 vermelho
Chegou já no decorrer da época, mas também nunca conseguiu ser o Paulo influente que foi noutras épocas ao serviço do Nespereira.
Marcelo – 4 – 17 jogos/2 golos marcados/ 1225 m jogados/2 amarelos/ 0 vermelho
Foi talvez o jogador mais regular da equipa. Encarava todos os jogos sempre com a mesma garra e motivação.

Vítor Andrade – 3 – 21 jogos/2 golos marcados/1356 m jogados/4 amarelos/0 vermelho
Não foi o Vítor desequilibrador que já foi noutras épocas. Mas foi sempre um jogador lutador, apesar de as coisas não lhe saírem sempre da melhor forma.

Paulo Sérgio – 2 – 8 jogos/ 0 golos marcados/392 m jogados/ 1 amarelo/0 vermelho
Esteve grande parte da época lesionado.

Pepe – 3 – 20 jogos/4 golos marcados/ 1309 m jogados/1 amarelo/0 vermelho
O “Mágico” da equipa também não fez das suas melhores épocas. Quando ele está ao seu melhor nível, o rendimento da equipa melhora consideravelmente. Pena que durante esta época tenha estado ao seu melhor nível em tão poucos jogos.

Miguel – 1 – 7 jogos/0 golos marcados/110 m jogados/ 0 amarelos/0 vermelhos
Apesar de estar a jogar poucas vezes, estava a cumprir as suas obrigações com o clube…até ao dia que deixou de aparecer quando faltavam muitos poucos jogos para terminar a época!!!

Quim – 1 – 7 jogos/0 golos marcados/345 m jogados/ 1 amarelo/0 vermelho
Estava a cumprir com as obrigações para com o clube, mas devido a trabalho teve que abandonar.

Thiago Oliveira – 3 – 15 jogos/2 golos marcados/ 1165 m jogados/ 5 amarelos/0 vermelho
Nunca chegou a ser o jogador desequilibrador que toda a gente esperava que fosse. Muito dotado tecnicamente mas também muito resmungão com os colegas.
Jorginho – 3 – 21 jogos/6 golos marcados/1521 m jogados/5 amarelos/0 vermelhos
Foi o avançado mais concretizador da equipa, mas também não fez das suas melhores épocas.

Carlitos – 2 – 19 jogos/3 golos marcados/1263 m jogados/ 4 amarelos/1 vermelho
Não foi o jogador presente que foi noutras épocas devido à iniciação da sua carreira como treinador, que lhe tirava algum tempo com a equipa do Nespereira. Nunca chegou a ser titular indiscutível, como era em todas as outras épocas anteriores, mas sempre que jogava esforçava-se muito, nunca virando a cara à luta.

Jorge Abreu – 0 – 3 jogos/0 golos marcados/35 m jogados/ 0 amarelos/0 vermelho
Abandonou o clube no decorrer da época.

Hugo Isaias– 0 – 5 jogos/ 0 golos marcados/75 m jogados/0 amarelos/0 vermelho
Abandonou o clube no decorrer da época.

Gil – 0 – 10 jogos/1 golo marcado/ 397 m jogados/1 amarelo/0 vermelho
Abandonou o clube no decorrer da época.

Bateira – 0 – 3 jogos/ 0 golo marcado/60 m jogados/ 0 amarelos/0 vermelho
Abandonou o clube no decorrer da época.


Pereira – 2 – 5 jogos/0 golos marcados/360 m jogados/ 3 amarelos/0 vermelhos
Não lhe correu da melhor forma a sua primeira experiência como treinador, pois a equipa teve que lutar até à última jornada pela permanência de divisão. Foram perdidos muitos jogos em casa, algo que era muito raro acontecer em épocas anteriores. Todos os jogadores do plantel não foram motivados da melhor maneira, havendo muitos poucos minutos para alguns jogadores e muitos abandonos ao longo da época.
André – 4 – Foi um treinador-adjunto muito organizado. Sempre que Pereira precisasse de algum dado sobre algum jogador do plantel, André tinha-o.
P.S.: Isto é apenas uma opinião pessoal, não quer dizer que seja a mais correcta, mas é a minha. Não quero por isso que me levem a mal por alguma coisa que tenha escrito anteriormente.
Esta é a análise individual de cada um dos jogadores e treinadores presentes nesta época. Porque, no colectivo, relativamente a números fomos realmente muito fracos.
Quanto a golos marcados, o Nespereira foi o 5º melhor ataque (26 golos) do campeonato, atrás do Alvite (43), Fornelos (42), Carvalhais (30) e Vouzelenses (29). Marcando 16 golos em casa, e apenas 10 fora, fazendo assim uma média de 69 minutos de jogo sem marcar um golo.
Quanto aos golos sofridos, o Nespereira foi a pior defesa do campeonato, conjuntamente com o Ceireiros, ambos com 37 golos sofridos. O Nespereira também foi a equipa que mais golos sofreu em casa (17) e a segunda equipa mais sofredora de golos fora (20 golos) atrás do Ceireiros.
O Nespereira também foi a equipa que mais derrotas teve no campeonato, junto com o Sezurense (12 derrotas). Em casa, o Nespereira foi a 3ª equipa com menos vitórias, com 4 vitórias, atrás do Ceireiros e do Sezurense que beneficiaram apenas de 2 vitórias em casa. Quanto a derrotas, o Nespereira beneficiou de 5 derrotas caseiras, assim como o Sezurense, sendo ambas as equipas que mais perderam dentro de portas.
Em relação ás derrotas consecutivas, o Nespereira, junto com o Vilamaiorense foram derrotados 5 vezes consecutivas , não sendo um registo muito positivo para a equipa nespereirense.

3 comentários:

joca disse...

caro Ercilio, não deixa de contraditório o teu comentário/opinião em relação ás equipas da 1ª norte:
1)em relação ao Carvalhais, dás apenas nota 3 porque consideraste apenas os jogos contra o Nespereira,em relação ao Ferreira D´Aves, foste "buscar" as ultimas 3 épocas (recordo-te que o post se intitula os numeros de UM campeonato, e não de 3 campeonatos)
2)a nota 2 que nos atribuiste, é apenas igualada pela equipa que desceu de divisão,e pelo Oliveira do Douro...deixa-me apenas recordar-te que a 2 jornadas do fim o Ferreira D´Aves estava na luta pela subida.
3)definir-nos como a desilusão do campeonato, não me surpreende, ainda me recordo da votação que fizeste no ano passado noutro blog, o que me entristece é a "aparente raiva e desrespeito" que nutres por um emblema que é digno e respeitado.
4)se dizes avaliar os numeros deste campeonato, conta as equipas que somaram 6 pontos contra o Nespereira,e provavelmente concluirás que o penultimo lugar que atribuiste ao Ferreira D´Aves é ingrato.
5)entristece-me o facto de teres perguntado ao Bruno Monteiro a ánalise/numeros dos jogadores e não teres perguntado o que VIU quando assistiu a um jogo do Ferreira D´Aves,contra o Chelsea(eu sei Ercilio, que em nada mudaria a tua opinião)
6)independentemente de tudo aquilo que escreveste no post, desejarei sempre(ontem,hoje e amanhã) que o Nespereira fique acima do Manchester City (tu sabes de quem eu estou a falar)
6)não podia terminar sem me despedir dos muitos amigos que tenho em Nespereira, dos quais espero que não considerem este meu comentário como uma critica, mas apenas como um desabafo perante aquilo que considero ser uma análise injusta

Anónimo disse...

bem eu concordo plenamente, uma equipa como o Ferreira de Aves que se assume para subir de divisao e que depois derrapa da forma que todos vimos, que nunca conseguiu manter consistencia nem exibiçoes convicentes, que pauta pela arrogancia do seu treinador que para alem de ser arrogante é mal educado e nao sabe ocupar o seu lugar eu posso comprovar isso mesmo pois das 4 vezes que ja defrontei esse senhor Joca nunca demonstrou a humildade e o respeito que os adversario merecem. e depois o 25 de Abril fez agora 35 anos somos livres de expressar as nossas ideias, o senhor Joca podia até nao concordar mas apenas tem de ser humilde e aceitar uma opinião generalizada...FORAM UMA DESILUSAO SIM...por algum motivo o Ferreira de Aves anda atras de treinador...abraços

sports fan disse...

Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com