terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Esforço foi inglório!!

Sezurense 2 – 1 Nespereira

Numa tarde de Domingo marcada pela muita chuva e pelo frio, a equipa do Nespereira deslocou-se a Sezures para defrontar a equipa do Sezurense. Devido a castigos, lesões e afazeres pessoais de alguns jogadores, o Nespereira tinha disponível para este jogo apenas 12 jogadores, sendo que o décimo segundo jogador, o que ficaria no banco, também se encontrava a recuperar de lesão, só estando ali para o caso de alguma eventualidade. O habitual guarda-redes titular iria jogar este jogo a defesa esquerdo, e o habitual guarda-redes suplente iria ser titular na baliza!! Mediante as circunstâncias anormais para este jogo, teria-se que se adaptar alguma coisa, e esta foi a solução encontrada.
Relativamente ao jogo em si, não foi muito bem jogado muito devido ao terreno completamente alagado e à chuva que caiu durante grande parte do encontro. A maneira com que o Sezures abordava os lances era muito dura e agressiva, notando-se claramente que tinham como objectivo conseguir lesionar algum jogador do Nespereira para que estes ficassem assim em inferioridade numérica. Por seu turno o “cómico” trio de arbitragem decidia-se apenas por avisar os jogadores para terem mais cuidado com as entradas!!!! A primeira parte foi muito equilibrada, com o jogo a ser muito disputado a meio campo. Houve duas boas oportunidades de golo nesta parte, uma para cada equipa, sendo a oportunidade do Nespereira construída através de uma boa jogada de ataque, em que a bola foi passada para Pepe, que desferiu um potente remate à entrada da área, que o guarda-redes da equipa da casa acabou por desviar para canto. Relativamente à oportunidade do Sezurense, aconteceu num cruzamento-remate a que Zé Manuel se opôs com uma grande defesa.
Chegávamos então ao intervalo, com o jogo empatado a zero, com os jogadores a “fugirem” para os balneários ansiosos por se aquecerem tamanho era o frio naquela tarde.
Inicia-se a segunda parte, debaixo de uma forte chuva, com a equipa do Sezurense a conseguir entrar melhor no jogo, enviando mesmo uma bola ao poste. Passados poucos minutos, o objectivo do Sezures foi mesmo conseguido, ou seja, conseguiram lesionar um jogador do Nespereira. Depois de uma entrada duríssima, o jogador Sérgio Silva teve mesmo que abandonar o terreno de jogo e tal como havia acontecido nas várias entradas da primeira parte, o jogador Sezurense saiu impune!!
Mediante este cenário, o jogador Rui Teles que se encontrava no banco, apesar de lesionado, foi aquecer fazendo um esforço em prol da equipa, pois esta encontrava-se com dez jogadores.
Enquanto o jogador do Nespereira aquecia para entrar em jogo, duas jogadas de perigo para a equipa do Nespereira. Primeiro foi Pepe que depois de um roubo de bola a um defesa fez um bom remate à baliza, só que infelizmente a bola acabou por embater na trave. Depois foi Carlitos que com um grande passe isolou Pepe, que marcaria facilmente o golo, no entanto o árbitro assinalou fora-de-jogo, decisão muito contestada pelos jogadores Nespereirenses.
Rui Teles iria então fazer o sacrifício de entrar em campo, mas como estava no banco como guarda-redes suplente, teria que entrar em campo com a camisola de Sérgio Silva ao contrário. O árbitro implicou com esta solução e esteve 15 minutos (!!!!!!!!!) para o deixar entrar em jogo. Quando Rui Teles entrou em campo o jogo já se encontrava 1 – 0. O golo foi conseguido depois de uma falha da defesa nespereirense, um jogador do Sezurense rematou ao poste com outro a aparecer, em posição irregular, a rematar para o fundo das redes. Este foi mais um, dos muitos lances de fora-de-jogo, que o árbitro-assistente não marcou!
Minutos depois ao golo o árbitro deixou FINALMENTE Rui Teles entrar em campo, mas no minuto seguinte o Sezurense iria marcar o segundo golo. Depois da marcação de um canto, um jogador Sezurense faz um cruzamento-remate e consegue mesmo marcar o 2 – 0 para a equipa da casa.
A perder por 2 – 0 e faltando pouco mais de dez minutos para terminar a partida, o Nespereira não baixou os braços e tentou um último esforço para conseguir chegar ao golo. Golo esse que apareceu perto do fim do jogo através da marcação de um livre. Rui Teles bateu muito bem a bola no livre, Marcelo “atacou-a” juntamente com um defesa do Sezurense, e acabaria por ser mesmo o defesa Sezurense a introduzir a bola na própria baliza.
Já não havia tempo para muito mais e segundos depois o árbitro apitava para o fim da partida com o resultado em 2 – 1.
Relativamente ao trabalho do árbitro foi muito mau. Esteve muito mal disciplinarmente, permitindo sucessivas entradas duras dos jogadores Sezurenses, chegando mesmo a haver lesão de um jogador Nespereirense devido a uma das muitas dessas entradas. Foi também muito mal auxiliado, principalmente na segunda parte, altura em que o Sezurense marcou o seu primeiro golo em posição de fora-de-jogo. A altura da substituição de Rui Teles foi mais um episódio triste do jogo. Foi portanto, um jogo para esquecer para o trio de arbitragem.

As Figuras – Jorge Ramalho e Rui Teles

Desde que faço os comentários aos jogos do Nespereira é a primeira vez que estou a eleger 2 jogadores como figuras e faço-o hoje porque neste caso, tanto um como outro o merecem. São dois GRANDES Homens e no jogo de hoje mostraram o quanto AMAM Nespereira pela atitude e sacrifício que fizeram. Jorge Ramalho apesar de ser o nosso habitual guarda-redes titular, devido a várias circunstâncias teve que fazer o jogo de hoje a defesa-esquerdo, nunca virando a cara à luta, não tendo medo de subir no terreno e criando mesmo muitas jogadas pelo seu flanco. Muito boa exibição. Relativamente a Rui Teles fez o enorme sacrifício de jogar lesionado devido à saída de Sérgio Silva e mesmo assim não se poupou a esforços conseguindo criar ainda algumas jogadas de ataque. Foi também dele a marcação do livre que originou o golo.

3 comentários:

Anónimo disse...

é assim....sou adepto do Sezurense...e depois de ler a vossa crónica de jogo....parece que vimos ou estivemos em jogos diferentes....entradas duras da equipa do sezurense??? quando onde??? só se foi a lesão que o n.º onze teve na mão depois de ter cortado um cruzamento dentro da area com o braço....fora de jogo no golo??? a bola até veio do poste??? nao entendo???15 minutos á espera....ele nem deveria ter entrado com aquela camisola!!!é motivo de protesto....e o cartão amarelo aos nossos jogadores...porque a meia caiu ....com o peso da agua??? os nossos defesas todos amarelados...bem....mas fico a perceber agora melhor....que só não ve quem nao quer....já agora esqueceu-se de comentar....e isso sim deveria faze-lo so lhe ficava bem ...que das 2 vezes que este ano vieram a sezures ...da forma como todos foram recebidos....este é o espirito do sezurense...é assim que estamos no desporto...saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

e do vosso primeiro golo,não dizes nada sezurense?comenta lá o vosso 1º golo!!

Anónimo disse...

o nosso 1º GOLO FOI UM GOLAO....ainda bem que entrou....já agora como foi a divisao dos pontos nesse jogo???