terça-feira, 18 de dezembro de 2007

CARTA-TESTEMUNHO

Meus amigos, aqui termina a minha missão de "ajudar" o Nespereira Futebol Clube!!! Venho assim me despedir deste clube que, em 16 anos- alguns anos ausentes!- me albergou e me acarinhou. Ainda me recordo do meu primeiro treino pelos juvenis do Nespereira, sem nunca imaginar que pudesse jogar- muito mal, mas lá me tentaram pôr a jogar!!!- com jogadores que foram muito reconhecidos, como o Nuno Carlos, o Luís Semblano, o Mário, o Nandito, o Ruizito, o Filipe Fonseca e o nosso "capitão" Nuno Cardoso. E lá, durante alguns anos fiz parte daquela que ainda chamo a "equipa maravilhosa" que o Nespereira teve nas camadas de formação de 1993 a 1995.Para mim, e para mais alguns que acordavamos cedo para irmos viajar, o "banco" era uma festa. Hélder, Carlos, Semblano,Márcio, Henrique,Xaqueca, entre outros,faziam do banco de suplentes uma festa! E foi nesse ambiente de festa e união,e liderados pelo senhor Isidro Semblano que atingimos por duas vezes a fase final.Após isto, cheguei a minha idade de sénior, e de "tentativa" de jogador passei a adepto. Durante alguns anos assisti ao progresso do Nespereira, e também assisti à descida do Nespereira para a 2.ª Divisão. Conheci treinadores como o Mário João, o Cabral,o Diamantino, o Magalhães, etc.
Até que em 2000, pela mão do senhor Isidro Semblano, este me convidou para fazer parte da Direcção do NFC, e eu prontamente aceitei. Aceitei, porque achei que talvez pudesse ser útil, e pudesse ajudar o clube a subir de divisão. Naquela altura, o treinador era Vítor Andrade.
E, parecendo que não, já se passaram sete anos, a caminho dos oito, que eu cá estive... e infelizmente, nada pude ajudar a fazer o que Nespereira povo mais merece:a assistir a subida de divisão.
Trabalhei com quatro presidentes,todos eles muito diferentes uns dos outros. O senhor Isidro Semblano, era aquilo a que eu chamo de uma "raposa" do futebol.Conhecia todos os meandros do futebol, e tinha uma técnica de acalmar balneários fantástica. Era muito organizado e gostava de pôr todos os elementos dirigentes a par da situação do clube, dividindo as tarefas por todos. Tudo o que sei e que conheço a nível dirigente de Viseu, devo- lhe a ele.
O senhor Hernâni Andrade, foi o presidente com que eu trabalhei menos tempo, mas era muito versátil nas suas funções, e era ambicioso, a nível de resultados.
Após isto, trabalhei com o senhor Reinaldo Gonçalves, que foi o presidente mais polémico que eu já vi. Não de maneira negativa, mas levava a letra "defender o clube até a morte", o que o deixava um pouco exaltado e de ânimo muito nervoso.Já era bastante conhecido pela AF Viseu, pelas suas constantes presenças semanais lá. Como pessoa era muito divertido.
O senhor Álvaro Pinto, já é o terceiro ano que trabalho com ele, e tenho- o como grande amigo pessoal. Já lhe disse, que é um excelente gestor, e muitissimo exigente, mas por vezes é um pouquinho teimoso, o que dificulta por vezes, as decisões. É muito silencioso, e não é de brincar em serviço.
Todos estes presidentes, só pela coragem de assumir a frente do Nespereira FC tem um valor incomensurável. Apenas, tenho uma ligeira opinião, de que todos eles- e contra mim falo!- foram mal auxiliados a nível directivo. Más escolhas nas prestações de funções, o habitual "disse que disse!" no seio das direcções, as tentativas de protagonismo de alguns directores, entre outras coisas. Todos nós sabemos, que sozinho não se consegue trabalhar!
Dos directores com que trabalhei, deixo uma palavra de apreço para o senhor António Resende, "eterno" Tesoureiro do clube, e à minha "substituta" Ana Teles, que até hoje, foi a mais responsável secretária com que trabalhei.
Também não me posso esquecer de uma pessoa que me acompanhou no momento em que me enfiei de cabeça no projecto do futsal feminino, que foi o Daniel "Vilarinho", o meu treinador adjunto.
E agora, deixo a minha palavra para dentro dos balneários... continuem sempre unidos! É a vossa união, que faz o clube andar, pois o Clube existe para os jogadores, e não o contrário. Que importância teria o clube sem vocês? Tenho imensa pena de me ir embora sem poder assistir à vossa subida de divisão, que acho que, se trabalharem bem, irão conseguir atingir, mais ano, menos ano.Fica a minha "eterna" amizade por todos aqueles que jogam, e que já envergaram a camisola do NFC, como o Hélder, o André, o Hugo Maciel,o Vítor Hugo, o Montenegro, o Flávio, o China, o Toninho Dias,o Vítor Andrade, o Nelo Puck, o Pereira, etc. De vós, por mais chato que eu possa ser, apenas guardo a amizade que nutro por todos- até mesmo por ti, Pepe!
E, se alguma vez me perguntarem, quais os momentos que guardo na minha memória, do Nespereira, serão sempre estes: a vitória em Resende, pelos Júniores (o Nuno recorda- se); a vitória em Alvite(reduzido a sete elementos); o abraço da Paula Simões, quando marcou na nossa derrota contra os U.Estação; e o abraço do Nuno Cardoso, quando marcou o 1-2, em casa contra o Carvalhais, em que perdemos 1-3... além de muitos outros momentos.
Apenas deixo uma mensagem de incentivo aos júniores actuais, e que os adeptos e o corpo directivo, não os menosprezem, pois serão eles o futuro do Nespereira, assim como fui eu, o Nuno, o actual treinador deles: o Rui Teles, o Sérgio Silva, etc.
A todos desejo um feliz Natal e um Bom Ano Novo. Fiquem em paz!

Ercílio Galhardo Neto

2 comentários:

albertoleitao disse...

Ercilio, foste nos últimos tempos uma das pessoas (juntamente com todos os outros, pois não quero ser injusto), que deste sempre tudo em favor do NFC e, com mais ou menos polémicas, sempre procuraste defender a tua equipa!! Parabéns e obrigado por isso!!! Este blog e o extinto Bola do Ardena são dois exemplos (muito modestos) da tua busca da perfeição!!

É pena que saias agora, mas resta-me pessoalmente desejar-te todo o sucesso na tua vida futura!!!
Vai dando noticias!!!
1 abraço

Anónimo disse...

Caro Cilão...
não é bom para mim ter acabado de ler o que li, embora como amigo ache que te vai fazer bem o afastamento... como adepto e nespereirense assisto com tristeza a este momento, pois tinhas os teus defeitos, mas tinhas muitas virtudes que ficam patentes nas formas como assumiste os projectos onde entraste... incompreendido por muitos, teimosinho quanto abste, mas mesmo assim deixas e deixa¨rás concerteza um legado muito grande...
Parabéns por todo o esfor¢o, não deixes de criar os teus comentários e de ter a tua opinião (não devia dizer isto :-)


Abra¢o